
A Câmara de Vereadores de Cunha Porã está implantando no município o Projeto Vereador Mirim, com o objetivo de incentivar a participação cidadã e política entre os estudantes. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e já começou a ser divulgada nas escolas municipais e estaduais. A eleição dos representantes mirins acontecerá no dia 8 de maio, com diplomação marcada para 19 do mesmo mês, em sessão solene na Câmara.
Serão eleitos nove vereadores mirins, sendo dois representantes (um do turno matutino e um do vespertino) de cada escola: Escola Municipal Núcleo nº 1, Escola de Educação Básica Prof. Patrício João de Oliveira, Escola Municipal Tiradentes e Escola Estadual Tupinambá. A APAE também contará com um representante indicado, garantindo a inclusão no processo. O projeto busca promover a vivência democrática e ensinar, na prática, o funcionamento do poder legislativo municipal.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Djuliano Kempfer (PSDB), o projeto representa um passo importante na aproximação dos jovens com o Legislativo. A vereadora Luciane de Oliveira Bueno (PP), destacou o caráter educativo da proposta, que oportuniza aos estudantes desenvolverem liderança, argumentação e senso de responsabilidade, além de trazerem demandas das escolas e comunidades para discussão.
Para participar, os alunos devem estar do 6º ao 9º ano, ter frequência mínima de 75%, e não possuir advertências ou suspensões — uma espécie de “ficha limpa escolar”. As candidaturas devem ser feitas entre os dias 22 e 25 de abril, com campanha entre 29 de abril e 7 de maio. Já as eleições acontecem nas escolas no dia 08 de maio, das 7h30 às 10h e das 13h30 às 16h. Todo o processo será supervisionado pela Câmara, com apoio das direções escolares.
O projeto Vereador Mirim promete ser um marco na formação política dos jovens cunhaporenses.
Fotos: Ascom Câmara Cunha Porã