A Secretaria Municipal de Saúde de Modelo informa que, a partir da próxima segunda-feira, 1º de junho, a vacina contra a Influenza (gripe) estará liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Alidiane Zamprogna, a ampliação da campanha busca aumentar a proteção da comunidade diante do crescimento dos casos de doenças respiratórias registrados nas últimas semanas.
Segundo a profissional, as mudanças climáticas e a queda das temperaturas contribuíram para um aumento significativo na procura por atendimentos médicos relacionados a sintomas respiratórios, realidade observada não apenas em Modelo, mas em todo o estado.
“Temos percebido um aumento expressivo de pessoas com sintomas respiratórios em todas as faixas etárias, incluindo casos que evoluem para complicações, internações e, em algumas situações, até óbitos. Muitas dessas situações podem ser evitadas por meio da vacinação”, destaca Alidiane.
A orientação é para que os moradores procurem a Unidade Básica de Saúde o quanto antes, levando a carteira de vacinação. Além da aplicação da vacina contra a gripe, a equipe de saúde realizará a conferência e atualização de outras vacinas que possam estar em atraso.
A responsável pelo setor de imunização também alerta que o município possui quantidade limitada de doses. Por isso, a recomendação é que a população interessada busque a vacinação já nos primeiros dias da campanha.
“A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção. Quanto mais pessoas vacinadas, maior é a proteção coletiva. Ao se vacinar, a pessoa protege a si mesma, seus familiares e toda a comunidade”, reforça.
Fonte: Ascom Modelo
