Modelo está elaborando o Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) para os anos 2026-2029 mas não está fazendo sozinho: ele vem sendo construído de forma participativa.
Esse processo tem acontecido com a realização de oficinas, utilizando diversas formas de coleta de dados e promovendo espaços de diálogo com diferentes segmentos que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Na última sexta (3), dois grupos foram recebidos para atividades. Aconteceram oficinas com Grupo Focal dos Trabalhadores da Assistência Social, onde foram levantados desafios, demandas e potencialidades identificadas no cotidiano dos serviços.
E também com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), seguido de grupo com usuários da Política de Assistência Social. Este último momento se destacou como oportunidade para que os próprios usuários pudessem elencar prioridades e necessidades, trazendo a perspectiva de quem vivencia diretamente as ações da assistência social.
“A soma desses encontros enriquece o processo de diagnóstico e planejamento das atividades, garantindo que o Plano Municipal de Assistência Social seja construído de maneira democrática, transparente e alinhada às reais necessidades da população e o que preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, enfatizou a Assistente Social Marizete Floss.
Fonte: Ascom Modelo
