Santa Catarina terá dias de sol e temperaturas elevadas na reta final da primavera, antecedendo o início oficial do verão no Hemisfério Sul, que começa no dia 21 de dezembro de 2025, às 12h03. A atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo firme em grande parte do Estado, favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor intenso, especialmente no interior.
Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), o tempo segue estável em todas as regiões, com predomínio de sol e poucas nuvens. As máximas variam entre 27°C e 33°C, podendo superar os 30°C em várias cidades. O vento sopra de nordeste, com intensidade fraca a moderada, e rajadas no Litoral Sul. A condição é resultado da atuação de áreas de alta pressão no Sul do Brasil, que gradualmente se deslocam para o oceano.
No sábado (20), o calor se intensifica e o ar fica abafado, com temperaturas acima dos 30°C. O sol aparece entre nuvens em todo o Estado, porém há condições de chuva isolada na Grande Florianópolis e no norte catarinense, especialmente no início da manhã e à noite, devido à circulação marítima. Rajadas de vento podem atingir entre 40 e 50 km/h no litoral.
O domingo (21), marcado pelo início do verão, será de sol e calor em Santa Catarina, mas com aumento da instabilidade a partir da tarde. Há risco de temporais isolados no oeste e sul do Estado, influenciados por áreas de baixa pressão na Argentina e no Rio Grande do Sul. Na Grande Florianópolis e no norte, a chuva segue isolada e associada à circulação marítima, com rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h no litoral.
Na segunda-feira (22), a instabilidade aumenta. O oeste catarinense deve registrar chuva ao longo do dia, enquanto nas demais regiões o sol aparece pela manhã, com aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde. Há risco de temporais isolados em todo o Estado. Mesmo com a instabilidade, as temperaturas permanecem elevadas, mantendo a sensação de calor e abafamento.
Fonte: Ciram/Cidasc
