Na segunda-feira (20) ocorreu o encerramento do programa Escola de Família, que neste ano teve como tema “Respeite a Vida: Diga não às Drogas”. O último encontro aconteceu no auditório da escola Dom Helder Câmara em Modelo e contou com a presença de autoridades locais, coordenadores do projeto e força policial.
O projeto tem o apoio de diversos setores da sociedade como a Educação, CRAS; Secretaria Municipal de Saúde, a Policia Militar e Civil, o Poder Judiciário e o governo municipal e contou com sete encontros durante o ano, com temas pertinentes ao assunto.
Fernanda Granzotto, uma das idealizadoras do projeto, destaca que a questão das drogas está presente em todos os lugares da sociedade, especialmente nas escolas, universidades, trabalho e no ambiente familiar. “Porém, muitos segmentos da sociedade se esquivam do debate por considerá-las polêmicas e desimportante, mas é um problema social que deve ser discutido por todos. A partir desta lógica surgiu a proposta do Projeto Escola de Família, buscando a prevenção do uso de drogas, a promoção da saúde e o fortalecimento dos vínculos familiares como promotores da qualidade de vida de seus membros”, explicou.
A diretora de Assistência Social, Patricia Machado agradeceu a todos os apoiadores desse projeto. “Especialmente às famílias e à escola, que se dedicaram a participarem e finalizarem esse projeto que é de extrema importância aos nossos adolescentes. Foi um grande sucesso e certamente plantamos uma semente muito positiva na vida de cada um”, disse.
Durante o encerramento, os pais e adolescentes puderam acompanhar uma palestra com as policiais Priscila Elis Signor, escrivã de polícia, formada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, lotada na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Maravilha e também professora de Direito Processual Civil da Horus Faculdades de Pinhalzinho; e Vanessa Irma Klassen, escrivã de polícia, formada em Direito pela Unoesc, lotada na DPCAMI de Maravilha.
E para fechar a noite com chave de ouro, aconteceu a premiação do concurso de redação do projeto. A redação teve por objetivo estimular os adolescentes da Escola de Educação Básica Dom Helder Câmara, participantes do projeto, a absorver os conteúdos abordados e refletir acerca da contribuição do projeto em suas vidas. Elas foram avaliadas com base na pertinência temática; originalidade e criatividade, coesão e coerência e correção gramatical.
Foram premiados dois alunos de cada turma do 7º ano, sendo que os primeiros lugares receberam uma poupança no valor de R$ 250,00 e os alunos premiados com os segundos lugares receberam uma poupança no valor de R$ 150,00 como premiação, as quais foram adquiridas com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência.
Os primeiros lugares foram garantidos pelos alunos Valentina Marins e Arthur Vinicius Mai Centa. Já os segundos lugares foram dos alunos Maria Eduarda de Souza e Raíssa Valentina Linke Riboli. “Parabenizamos todos os alunos e alunas pelas brilhantes redações, bem como os pais e professores que participaram do Projeto neste ano”, finalizou a diretora de Assistência Social, Patricia Machado.
Ao final os alunos receberam o certificado de participação no projeto.
Fonte: Ascom Modelo
