Depois de estrear na Copa Sul-Americana no meio da semana, o Grêmio viajou para a segunda rodada do Brasileirão com um pacote de problemas na bagagem. Dois dos jogadores que resolveram a vitória sobre o Sportivo Luqueño estão fora da partida deste sábado diante do Ceará, às 18h30, na Arena Castelão.
Ao mesmo tempo, o time chega pressionado para mostrar um futebol que empolgue a torcida, o que não ocorre desde as goleadas em equipes frágeis do interior gaúcho no campeonato estadual, há mais de um mês e meio.
Braithwaite teve uma entorse no tornozelo esquerdo no final da partida no Paraguai e foi preservado. Além disso, o dinamarquês vem de recuperação recente de uma lesão muscular na coxa direita, diagnosticada após a final do Gauchão.
O centroavante fez o segundo gol da vitória no Defensores del Chaco. O cruzamento foi de Cristian Olivera. Ambos ingressaram aos 17 minutos do segundo tempo.
O atacante uruguaio também não encara o Ceará. Ele sentiu um desconforto muscular no treinamento, conforme apurou o ge. Com isso, o único jogador com características para a ponta direita é Cristian Pavon, alvo de críticas da torcida.
Para substituir Braithwaite, o dilema é menor. Arezo tem sido utilizado desde a partida contra o Atlético-MG e, mesmo reserva, é o vice-artilheiro da equipe na temporada, com cinco gols, atrás do centroavante titular, que tem oito.
Retornos, desfalques e mobilização
O técnico Gustavo Quinteros, na entrevista coletiva após a vitória no Paraguai, adiantou que pretende começar contra o Ceará com atletas que iniciaram no banco na última quarta-feira. Entre eles, o lateral-direito Igor Serrote e os volantes Camilo e Edenilson. A tendência é que o técnico reedite o modelo sem meias utilizado na estreia pelo Brasileirão.
Além de Braithwaite e Cristian Olivera, o Grêmio segue com o desfalque de Cuéllar. O volante colombiano ainda está em processo de reforço muscular, apesar de aparecer com o restante no grupo nas imagens de treinamentos. Seu último jogo foi em 1º de março, contra o Juventude, pela semifinal do Gauchão.
O lateral-direito João Lucas, utilizado durante todo o segundo tempo contra o Atlético-MG, ficou fora por opção do treinador. Já o lateral-esquerdo Luan Cândido, contratado em fevereiro, mas que se apresentou sem o condicionamento físico ideal, novamente não consta na lista de relacionados.
Provável Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo, Villasanti, Pavon, Edenilson e Amuzu; Arezo.
O Grêmio vem de duas vitórias consecutivas, contra o Galo e o Sportivo Luqueño, e não perde há quatro jogos. Contudo, Quinteros permanece sob desconfiança. O argentino é cobrado por desempenho.
Diante do modesto Sportivo Luqueño — lanterna da Liga Paraguaia —, a equipe levou três gols, dois deles anulados (impedimento e falta na origem), mas que mostraram a fragilidade do sistema defensivo.
O Grêmio foi vazado em todos os últimos oito jogos. O problema, reconhecido pelo técnico, atormenta a torcida, que está ansiosa por um time mais seguro.
— Defensivamente, temos que melhorar. Muitos cruzamentos que temos que bloquear e não fazemos. O rival atacou pela esquerda e pela direita com dois ou três cruzamentos perigosos que temos que bloquear. Ocorreu também contra o Atlético-MG — disse o técnico.
O jogo com o Ceará antecede dois confrontos do Grêmio em casa e em sequência, diante do Atlético Grau-PER, na terça, e do Flamengo, no domingo. Ou seja, se a equipe finalmente alcançar o resultado acompanhado de boa atuação, a Arena pode se preparar para receber grandes públicos nos próximos jogos.
Fonte: GE
            
        