A palavra livre da 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Modelo foi marcada por manifestações dos parlamentares sobre temas relevantes para o município, com destaque para segurança no trânsito, agricultura, saúde pública, cultura e valorização da comunidade.
O vereador Fabrício Eberardt reforçou que o debate sobre mobilidade elétrica não tem como objetivo proibir o uso de bicicletas, patinetes e ciclomotores elétricos, mas sim construir regras que garantam mais segurança para usuários e pedestres. Ele defendeu a participação da população na audiência pública que será realizada para discutir o tema e buscar soluções conjuntas.
O vereador Neuro Barboza manifestou apoio à indicação que propõe a criação do projeto “Talentos de Modelo”, destacando a importância de valorizar artistas, atletas e pessoas que representam o município. Também sugeriu o retorno da categoria infantil no Festival da Canção e pediu maior conscientização dos proprietários de animais quanto ao recolhimento de dejetos em espaços públicos.
A vereadora Nilva Alebrandt agradeceu ao senador Esperidião Amin pela destinação de um novo veículo para a Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando a importância dos investimentos para qualificar os serviços prestados à população. Ela também lamentou a baixa participação da comunidade em alguns eventos culturais realizados no município.
O vereador Aldeiri Pires destacou a aprovação de incentivos voltados aos agricultores por meio do programa de bônus fiscal, enfatizando a importância do setor para a economia local. Também aproveitou para alertar a população sobre a necessidade de procurar a vacinação contra a gripe.
Já o vereador Iasser Cesco voltou a defender melhorias nas praças públicas, investimentos na estrada da Linha Cedro e avanços em questões relacionadas à organização do trânsito urbano, reforçando demandas apresentadas pela comunidade.
Encerrando os pronunciamentos, a presidente Daiane Frey parabenizou as atletas modelenses pelos resultados conquistados em competições esportivas. Também solicitou reforço na instalação de contêineres para coleta de lixo, alertou para os casos de abandono e maus-tratos de animais e reforçou o convite para que a população participe da audiência pública sobre mobilidade elétrica, marcada para o próximo dia 15 de junho, tema que tem mobilizado a comunidade e o Poder Legislativo.
Fonte: Ascom Câmara de Vereadores de Modelo
