As obras do elevado no entroncamento das BRs 282 e 158, em Maravilha, no Oeste catarinense, estão em ritmo acelerado e já atingiram cerca de 70% de execução. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final de 2025, colocando fim a um gargalo histórico da mobilidade na região.
Obra em elevado entre BRs 282 e 158 chegam a 70%
O projeto soma R$ 35,4 milhões em recursos do Governo do Estado e R$ 3 milhões de contrapartida do município de Maravilha, responsável pela execução da obra.
Considerada uma das maiores intervenções de infraestrutura da região, a construção atende a uma demanda aguardada há mais de 40 anos.
Segundo a Prefeitura, o novo trevo substituirá o antigo entroncamento em “T”, que não oferecia condições adequadas de segurança e foi palco de inúmeros acidentes fatais.
Foto: Reprodução/ND
Acabamento
Atualmente, as equipes trabalham em diversas frentes de acabamento. Já foi iniciado o plantio de grama nos canteiros das rotatórias centrais. Também seguem os serviços de canaletas, sarjetas e meio-fio, enquanto a pavimentação já avança com a aplicação da primeira camada de asfalto.
Além disso, começaram as instalações das bases para postes e da rede elétrica que vai alimentar o sistema de iluminação do elevado. As equipes ainda realizam a remoção das pedras detonadas na parte alta da obra e ajustes finais em pontos já concretados.
Estrutura do elevado
Segundo o engenheiro responsável, Jorge Luiz Dummer, a obra está na fase final. “Após o içamento das vigas, seguimos com a montagem do tabuleiro do elevado, além da terraplanagem e abertura das vias de acesso. É uma obra funcional, que reconfigura totalmente o entroncamento das duas BRs e traz continuidade ao traçado da BR-158, interrompido nos anos 1970”, destacou.
O projeto prevê que a BR-282 passe por baixo do elevado, no trecho entre Maravilha e Chapecó, enquanto a BR-158 segue em direção a Cunha Porã e ao Rio Grande do Sul.
Relevância regional
Para o secretário de Administração, Planejamento e Fazenda de Maravilha, Luciano de Marco, a execução da obra é resultado da união da comunidade regional, do município e do Governo do Estado.
“Além de melhorar a mobilidade, o elevado vai retirar o tráfego pesado do centro de Maravilha, aumentando a segurança. Esse ponto já foi palco de muitas mortes em acidentes de trânsito”, ressaltou.
A ordem de serviço foi assinada em julho de 2023, com a presença do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal, que na ocasião atuava como governador interino.

Conectará as BRs 282 e 158
O elevado terá ligação direta com o contorno viário de Maravilha, já em execução. Com 9,5 quilômetros de extensão, o traçado conectará as BRs 282 e 158 à estrada geral que dá acesso a Bom Jesus do Oeste, criando um importante corredor logístico.
A nova estrutura deve desviar o tráfego de veículos de carga do perímetro urbano, trazendo mais fluidez ao trânsito, além de reforçar a segurança e a agilidade no transporte de cargas no Extremo-Oeste catarinense.
            
        
