O município de Modelo está realizando neste mês o LIA (Levantamento de Índice Amostral) da Dengue, que são metodologias essenciais do Ministério da Saúde para monitorar a infestação do mosquito da dengue, zika e chikungunya. Eles identificam focos, criadouros predominantes e áreas de risco em municípios, direcionando ações de controle.
A cada 500 metros uma armadilha de coleta de dados é montada, sendo o total de oito em nosso município. “Essa armadilha nada mais é que um pneu cortado ao meio e que realizamos a coleta e troca dela a cada sete dias. Aproveitamos para pedir às pessoas que não retirem a água dessas armadilhas, pois precisamos dela para o levantamento”, disse Elisandra Gamba, Agente de Endemias do município.
Nos próximos 15 dias, as agentes visitarão 468 imóveis no município para finalizar este levantamento. A dinâmica é em cada bairro visitar uma casa e pular duas. Essa definição é do setor de combate à Dengue governo do Estado.
Atualmente em Modelo está com 27 focos do mosquito contabilizados nos primeiros 40 dias do ano, um número expressivo e que deixa toda equipe da saúde em alerta.
Fonte: Ascom Modelo
