Modelo inova e aplica método de ensino utilizado em escolas particulares

MODELO
A educação municipal de Modelo recebeu um novo investimento para 2026. A partir de agora os alunos do 1º ao 5º ano utilizarão a mesma ferramenta de aprendizado de escolas particulares: é o Sistema de Ensino Aprende Brasil.
Esse sistema é desenvolvido pelo Grupo Positivo e é uma solução educacional voltada para escolas públicas (educação infantil ao ensino fundamental) que integra material didático apostilado, tecnologia e assessoria pedagógica em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua metodologia foca em transformar a aprendizagem por meio de recursos interativos e acompanhamento contínuo.
Neste método temos Livro Didático Integrado: Material apostilado que unifica as disciplinas, focado na cultura brasileira e, mais recentemente, incluindo educação financeira e temas socioemocionais do 1º ao 9º ano. Os livros possuem QR Codes para conteúdos digitais; Aprende Brasil Digital: Ambiente virtual de aprendizagem que oferece videoaulas, jogos, trilhas de aprendizagem e e-portfólios, acessível via computador ou tablet; Assessoria Pedagógica e Consultoria: Formação continuada para professores e gestores, auxiliando na implementação dos materiais e estratégias de ensino; Avaliação e Monitoramento (Hábile/Simeb): Ferramentas de avaliação em larga escala e monitoramento (Simeb) para analisar o progresso dos alunos e fornecer dados para a gestão escolar; Gestão Escolar: Plataformas que auxiliam gestores a monitorar o rendimento escolar e otimizar processos.
O investimento busca elevar os índices educacionais da nossa rede pública de ensino, oferecendo uma educação de qualidade através de materiais atualizados e tecnologias modernas. “Acreditamos que o acesso a educação de qualidade não deve ser apenas para algumas crianças. É por isso que em Modelo é um direito de todos os alunos ter a melhor educação que podemos fornecer e é pensando dessa forma que realizamos esse investimento com o novo método de ensino”, enfatizou a prefeita Bárbara Baron.
A diretora de Educação do município Viviane Carneiro enfatizou que enquanto município, também acreditam que possa ser desenvolvido atividades à nível de escola particular. “Estamos confiantes que esse método vai trazer muita coisa positiva na educação de Modelo”, confirmou.
Para cada aluno do 1º ao 5º ano, o município investiu um total de R$ 544 anual com o novo método, que promete elevar os índices da nossa educação em 2026.
Fonte: Ascom Modelo