O Município de Modelo foi representado no 2º Seminário de Ativação da Linha de Cuidado em Saúde Mental da Região do Extremo-Oeste Catarinense e na 1ª Mostra de Experiências Exitosas na Atenção Primária, evento organizado pela Gerência Regional de Saúde do Extremo-Oeste com apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina. O encontro também contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde.
Participaram do evento as psicólogas da Unidade de Saúde Carine de Assis e Letícia Scatolin Ranzolin, a nutricionista Erivane Daniela Pirovano, além da assistente social da escola, Diva Sandmann, e da psicóloga escolar Cristina Kaefer.
Durante a programação, o município apresentou duas experiências desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde, por meio de banners com os temas “Entre o cuidado e o autocuidado: auriculoterapia na rotina de profissionais de saúde” e “Quando falar salva: o plantão psicológico na atenção primária durante o Setembro Amarelo”. As ações são realizadas pelas profissionais da Unidade de Saúde e têm como foco o cuidado integral e a promoção da saúde mental da população.
Os trabalhos apresentados serão publicados em um e-book organizado pela UNOESC, com registro ISBN, código numérico que identifica oficialmente a obra, sua edição, país de origem e editora.
A participação no seminário reforça o compromisso do município com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Primária à Saúde, promovendo a troca de experiências, a construção coletiva de saberes e a qualificação contínua das ações em saúde. Iniciativas como estas contribuem para ampliar o cuidado humanizado, integrado e resolutivo oferecido à comunidade.
Fonte: Ascom Modelo
