
O compromisso do Inter na quinta-feira, com o Nacional, no Uruguai, ganhou ares de decisão no Grupo F da Conmebol Libertadores. O clichê “jogo do ano” foi repetido por mais de um personagem. Para retornar à zona de classificação às oitavas de final, é preciso uma vitória fora de casa, algo que ocorreu apenas no Gauchão este ano.
A recente sequência de derrotas resulta no pior momento da equipe sob o comando de Roger Machado. A defesa muito vazada, incluindo a maior goleada sofrida pelo treinador, e o ataque pouco operante indicam o desequilíbrio técnico.
Além do mais, o contexto do grupo na Libertadores aumentou o caráter decisivo da partida no Parque Central, em Montevidéu. O Inter caiu para terceiro, fora da zona de classificação às oitavas de final, e está apenas um ponto à frente do rival uruguaio.
– É o jogo mais decisivo do ano e vamos buscar as soluções para conseguir uma vitória fora de casa e seguir vivos na competição, que é muito importante para nós – declarou Roger.
– (Jogo do ano) Não é uma palavra ao vento porque nós já mostramos isso, com esse grupo no ano passado, com a mobilização que foi feita com a enchente. Inclusive dito por muitos de vocês (jornalistas), que tínhamos a capacidade de ser campeões brasileiros em determinado momento – reforçou o vice de futebol, José Olavo Bisol.
Os gaúchos até podem reassumir a vice-liderança com um empate, desde que o Bahia vença o Atlético Nacional nesta quarta, na Colômbia. O ideal, claro, é uma vitória colorada no Uruguai. Porém, o time não vence fora do Estado.
Campeão gaúcho invicto no início da temporada, o Inter teve quatro vitórias e dois empates jogando como visitante. No Gre-Nal decisivo, derrotou o rival na Arena, no que foi o último triunfo longe do Beira-Rio.
Desde o começo do Brasileirão e da Libertadores, foram sete jogos, com quatro empates e três derrotas, nesta exata sequência.
Após um período sem sair de Porto Alegre, a equipe encara uma maratona fora. Montevidéu é a próxima parada, depois de perder em São Paulo, Medellín e Rio de Janeiro.
Inter fora de casa desde o fim do Gauchão:
- Flamengo 1×1 Inter (Maracanã) – 1ª rodada do Brasileirão
- Bahia 1×1 Inter (Fonte Nova) – 1ª rodada da Libertadores
- Fortaleza 0x0 Inter (Castelão) – 3ª rodada do Brasileirão
- Grêmio 1×1 Inter (Arena) – 5ª rodada do Brasileirão
- Corinthians 4×2 Inter (Neo Química Arena) – 7ª rodada do Brasileirão
- Atlético Nacional 3×1 Inter (Atanasio Girardot) – 4ª rodada da Libertadores
- Botafogo 4×0 Inter (Nilton Santos) – 8ª rodada do Brasileirão
Fonte: Globo Esporte