
O grupo gremista se reapresenta nesta segunda-feira, às 15h, para a segunda semana de treinamentos no CT Luiz Carvalho durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Após realizar as primeiras atividades táticas, a preparação para o retorno dos jogos se intensifica nos próximos dias.
Um jogo-treino contra o Aimoré deve ser realizado na quarta-feira, em horário a ser confirmado. Até o último sábado, Mano Menezes começou a pôr em prática o plano para melhorar o desempenho da equipe no segundo semestre.
Além de recuperar e reforçar o condicionamento físico com trabalhos diários na academia e no campo, comandados pelos preparadores Flávio de Oliveira e Rogério Dias, o treinador simulou situações de jogo.
Os jogadores exercitaram finalizações, marcação e recuperação de bola em campo reduzido. Também fizeram movimentações de transição entre defesa e ataque. Uma regra perseguiu os atletas: dar no máximo dois toques na bola, sem demora.
Mano Menezes, assim como os auxiliares Thiago Kosloski, Sidnei Lobo e James Freitas, passou orientações individuais e setorizadas. Em entrevista, o lateral-esquerdo Marlon comentou sobre a primeira semana de treinamentos:
— Já fizemos alguns trabalhos táticos, alguns analíticos também, por setor. Temos auxiliares que trabalham o setor ofensivo e o setor defensivo. Estamos tentando encontrar cada vez mais sinergia entre os setores para poder ter um jogo melhor, mais vistoso. Acho que, além de buscar ganhar, tu queres também transmitir para o teu torcedor um jogo convincente, que agrade. Estamos conseguindo alinhar o trabalho físico com o tático para voltar melhor.
O grupo também tem focado em um dos principais problemas do time antes da pausa: a saída de bola. A orientação é para que os atletas consigam manter a posse, saibam lidar com a pressão do adversário e tenham velocidade de raciocínio para se desvencilhar da marcação.
O primeiro jogo oficial do Grêmio após a parada está previsto para 8 de julho, uma terça-feira, às 19h30min. É a decisão da Recopa Gaúcha contra o São José, na Arena.
Fonte: Globo Esporte