Cunha Porã empossa vereadores mirins em solenidade na Câmara Municipal

Foto: Rede Vale de Comunicação

Na noite desta segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores de Cunha Porã realizou a cerimônia de posse dos novos vereadores mirins do munícipio. O projeto, que visa aproximar os jovens do processo legislativo, está oficialmente em andamento e os estudantes eleitos darão início ao mandato que segue até dezembro deste ano.

Para falar sobre o assunto, o Jornal do Meio-dia da Rede Vale de Comunicação recebeu nesta quarta-feira (21) o presidente da Câmara Mirim, Eduardo Immich, o presidente da Câmara de Vereadores de Cunha Porã, Djuliano Kempfer e a Assessora Parlamentar e Coordenadora do projeto, Thays Pedroso.

Djuliano destacou que a proposta do projeto surgiu de sua própria iniciativa e foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores da casa. “O objetivo é integrar o jovem ao processo legislativo, fazer com que ele compreenda o papel de um vereador, os trâmites de um projeto, e como tudo isso acontece dentro da Câmara”, explicou.

A seleção dos vereadores mirins aconteceu por meio de processo eleitoral em quatro escolas municipais: Patrício, Núcleo Nº 1, Tiradentes e Tupinambá, com duas vagas em cada uma. A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cunha Porã também indicou um representante, promovendo inclusão no projeto. Os candidatos tiveram a oportunidade de fazer campanha nas escolas e apresentar suas propostas nos auditórios, em uma simulação real de uma eleição democrática.

O presidente da Câmara Mirim, Eduardo Immich, comentou sobre sua experiência. “Foi um processo que gostei muito de participa. Tive apoio dos amigos, da família e fui surpreendido ao ser escolhido presidente. Agora queremos trabalhar pra trazer melhorias para a cidade e para as escolas”, afirmou.

Quem também participou da entrevista, foi a assessora parlamentar Thays Pedroso, que irá coordenar o projeto. Segundo ela, as sessões da Câmara Mirim ocorrerão uma vez por mês, de forma alternada entre os turnos da manhã e da tarde, para que os estudantes não precisem faltar às aulas. O mandato vai de maio até dezembro de 2025.

As sessões também serão transmitidas online, e os vereadores mirins poderão apresentar indicações, requerimentos e preposições, que seguirão trâmite semelhante ao da Câmara oficial. Encerrando a entrevista, Eduardo Immich deixou sua mensagem: “Eu e meus colegas vereadores mirins vamos nos empenhar para ajudar a nossa cidade, nossas escolas e nossa população. Agradeço pela oportunidade de representar os jovens de Cunha Porã.”

O presidente Djuliano Kempfer finalizou agradecendo o envolvimento dos diretores escolares e dos servidores da Câmara, reforçando o compromisso de orientar os jovens e contribuir para sua formação cidadã.

Foto: Ascom Câmara de Vereadores de Cunha Porã