Carlo Ancelotti é o novo técnico da seleção brasileira

Carlos Ancelotti Foto: Getty Images

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (12) a contratação do italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. O treinador, que assumirá o comando da equipe principal até o fim da copa do mundo de 2026, começará os trabalhos oficialmente no dia 26 de maio, a tempo de liderar o Brasil nos próximos compromissos das Eliminatórias. A estreia será contra o Equador, no dia cinco de junho, seguida do duelo contra o Paraguai, no dia dez.

Ancelotti, atualmente no Real Madrid, é o técnico mais vitorioso da história da Champions League, com cinco títulos – dois pelo Milan e três pelo clube espanhol. Aos 65 anos, traz um currículo repleto de conquistas em grandes clubes da Europa como Juventus, Chelsea, PSG, Bayern de Munique e Napoli. Na atual passagem pelo Real Madrid, conquistou títulos importantes como LaLiga, Copa do Rei, Mundial de Clubes e Supercopas.

O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, exaltou a chegada do treinador: “Trazer Ancelotti para comandar o Brasil é uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta”.

A seleção Brasileira ocupa atualmente o quarto lugar na tabela de classificação das Eliminatórias da Copa de 2026, com 21 pontos, mesma pontuação do Paraguai, que está em quinto. Já o Equador é vice-líder com 23 pontos. A missão do Ancelotti será recolocar o Brasil no topo do futebol mundial, devolvendo à equipe a competividade e o protagonismo perdido nos últimos ciclos.

O novo treinador se reunirá nos próximos dias com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas e Juan, coordenador técnico, para definir lista de convocados. A expectativa da CBF e dos torcedores é que a experiência e o prestígio de Ancelotti tragam de volta a confiança na busca pelo hexa.