Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) deixou diversas regiões do país sem energia elétrica. Em Santa Catarina, cerca de 88 mil unidades consumidoras foram afetadas, segundo a Celesc. O problema também atingiu pelo menos outros 22 estados e o Distrito Federal.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná. O incidente provocou o desligamento completo da estrutura de 500 kV e interrompeu a interligação entre diferentes regiões do sistema elétrico nacional.
Em Santa Catarina, os principais municípios afetados foram Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Angelina e cidades da Grande Florianópolis. A Celesc informou que o fornecimento de energia foi restabelecido de forma gradual ao longo da manhã.
Além do estado catarinense, o apagão também foi registrado em unidades federativas como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Goiás, Amazonas, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, entre outros.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia seguem monitorando a situação e investigando as causas do incêndio que provocou a falha em cadeia no sistema.
Fonte: Oeste Mais
