Um incêndio em uma propriedade rural mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Maravilha na manhã desta quarta-feira (11), na Linha Biguazinho, interior do município de Iraceminha. A ocorrência foi registrada às 11h38 e envolveu um galpão com propagação das chamas para uma residência próxima.
De acordo com os bombeiros, ao chegarem ao local a edificação rural, construída em madeira e com cerca de 100 metros quadrados, já estava completamente tomada pelo fogo. As chamas começaram a diminuir após o colapso da estrutura e a queima total do galpão. A residência unifamiliar, situada a aproximadamente três metros de distância, encontrava-se em fase de crescimento do incêndio e estava sendo combatida por populares até a chegada da guarnição.
Os bombeiros montaram uma linha direta de combate e iniciaram imediatamente o ataque às chamas que atingiam a casa, além do resfriamento das áreas próximas. Também foi realizado combate pelo interior da garagem, onde parte da forração e do telhado estavam em processo de queima.
Após o controle do fogo na residência, as equipes iniciaram o trabalho de rescaldo no galpão. Durante a vistoria, foram encontrados animais mortos no interior da estrutura. Para a remoção dos escombros e conclusão do rescaldo, foi necessário o auxílio de uma escavadeira hidráulica da Prefeitura de Iraceminha, que também auxiliou na destinação dos animais em uma vala aberta ao lado da edificação.
Ao todo, foram utilizados cerca de 15 mil litros de água na operação, que contou com duas viaturas e cinco bombeiros.
Os moradores foram avaliados no local pela guarnição, pois apresentavam sinais vitais alterados e fadiga, mas não precisaram ser encaminhados para atendimento médico.
O incêndio causou a perda total do galpão e a morte de dois bovinos de leite e três suínos. Também foram destruídos uma motosserra, um motor de triturador de grãos e diversas ferramentas utilizadas na lavoura. Na residência, os danos atingiram a parede de alvenaria na parte posterior, parte da forração da aba, telhado, travejamento em madeira e forração em PVC. Não houve danos a móveis e utensílios, já que as chamas não se propagaram para o interior da casa.
Após o atendimento, o local foi deixado em segurança, e o proprietário recebeu orientações da equipe dos bombeiros.
Fonte e fotos: CBMSC

