SC entra em alerta laranja de perigo para tempestades com ventos, chuva intensa e granizo

Foto: Inmet, Reprodução

As áreas de Santa Catarina próximas ao Rio Grande do Sul devem ser as mais afetadas pelo alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que entra em vigor a partir da meia-noite desta sexta-feira, 9.

O alerta laranja, que abrange todo o Rio Grande do Sul, e o Oeste, parte do Meio-Oeste, Serra e Sul catarinense, indica a chance de tempestades nestas regiões ao longo da sexta-feira. A previsão é para chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros por dia.

Também são esperados ventos intensos, com rajadas que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

As demais áreas de Santa Catarina já estão em alerta amarelo, de perigo potencial, para tempestade. O aviso começou às 9h30 desta quinta-feira e segue até o final de sexta-feira. Nessas regiões, a chuva prevista é de até 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h e possível queda de granizo.

Quais são as áreas afetadas por alerta laranja

– Serrana

– Sudoeste Rio-grandense

– Noroeste Rio-grandense

– Oeste Catarinense

– Centro Ocidental Rio-grandense

– Metropolitana de Porto Alegre

– Sudeste Rio-grandense

– Nordeste Rio-grandense

– Sul Catarinense

– Centro Oriental Rio-grandense

– Sudoeste Paranaense

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

 

Fonte: NSC Total