Sul Brasil adota novo sistema nacional de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Novo sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

O Município de Sul Brasil passará por uma importante mudança na forma de emissão das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e). Por meio do Decreto nº 315, de 24 de outubro de 2025, o município oficializa sua adesão ao Sistema Nacional das Notas Fiscais Eletrônicas, desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Com a transição, o sistema municipal IPM será desativado em 30 de novembro de 2025, e a emissão das notas passará a ser feita exclusivamente no ambiente nacional a partir de 1º de dezembro de 2025, através do portal www.nfse.gov.br. O novo modelo nacional padroniza o processo em todo o país, garantindo maior agilidade, segurança e integração entre os municípios e a Receita Federal.

As Notas Fiscais de Serviço Avulsas também seguirão o novo formato. Elas poderão ser emitidas até 31 de dezembro de 2025 pelo sistema atual e, após essa data, os prestadores deverão solicitar cadastramento junto ao Setor de Tributação para operar diretamente no ambiente nacional.

Fonte: Ascom Sul Brasil