O planejamento para ações relacionados à desastres naturais se faz cada vez mais necessário nos dias atuais. Equipe planejada e treinada, consegue atender melhor a população caso assoladas por essas intempéries. Por isso, na última segunda (13) ocorreu a elaboração do Plano de Contingência da Assistência Social (PLANCON). Esse é um instrumento que organiza e orienta a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para situações de emergência e calamidade pública, como inundações, incêndios, desabamentos e outros desastres.
“O objetivo do PLANCON é garantir que a rede socioassistencial esteja preparada para responder de forma rápida e coordenada, minimizando os danos e prestando o suporte necessário à população afetada. Nesta segunda nós complementamos e definimos os cenários de riscos e também elaboramos e aprofundamos o planejamento das ações. Estarmos preparados para atender a nossa população nesses casos de desastres é mais que necessário”, explica a assistente social do município Marizete Floss.
Participaram do planejamento, além da equipe técnica do departamento de Assistência Social, a Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Educação.
Fonte: Ascom Modelo
            
        