
O Grêmio somou um ponto fora de casa, mas saiu frustrado do empate com o Santos, por 1 a 1, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Edenilson marcou para o Tricolor. Lautaro Díaz tirou o gostinho da vitória já nos acréscimos do jogo pela 26ª rodada do Brasileirão. No sábado, o adversário é o Bragantino, às 18h30min, em Bragança Paulista.
Além de ter um time inteiro de desfalques, Mano optou por preservar Marcos Rocha e Kannemann. Com uma equipe mais postada defensivamente, o Tricolor viu, desde o início, o Santos ocupar o campo ofensivo e logo levar perigo ao gol de Gabriel Grando. Em dois chutes de fora da área, Rollheiser e Escobar obrigaram boas defesas do goleiro gremista, que aproveitou a lesão de Tiago Volpi.
Mesmo com dificuldade na retenção de bola, o Grêmio era preciso nos contra-ataques e chegou a abrir o placar. Aos 18, Alysson partiu do campo defensivo, passou por dois marcadores e finalizou travado. Após erro de Brazão, o camisa 47 completou para o fundo das redes. Porém, o VAR chamou por toque na mão de Edenilson, e Paulo Zanovelli anulou o gol de forma equivocada, já que a regra implica que o meia tivesse feito o gol para a marcação do penal nesse tipo de jogada.
O Peixe seguiu tendo mais a bola e chegando pelas laterais. Guilherme e Barreal ganhavam na individualidade, mas a zaga gremista continuou fazendo boas interceptações, não deixando os donos da casa criarem. Assim, o empate persistiu até o intervalo.
Diferentemente da etapa inicial, o Grêmio voltou para o segundo tempo mais organizado para explorar os contragolpes. O resultado saiu logo. Aos 11, em uma das escapadas, Pavon cruzou da esquerda e Edenilson se jogou na bola para completar sozinho para o fundo das redes: dessa vez 1 a 0 sem apelação.
Em outra jogada rápida, André Henrique recebeu sozinho na grande área, mas finalizou muito mal para fora. O assistente já marcava impedimento. Em desvantagem, o Santos foi para o abafa e teve chance para empatar. Em sequência no mesmo lance, Lautaro Díaz e Tiquinho Soares pararam em grandes defesas de Gabriel Grando.
Nos minutos finais, os donos da casa conseguiram chegar ao empate no tudo ou nada. Primeiro, Zé Rafael disparou chute forte que bateu duas vezes na trave e em cima da linha, sem furar o gol de Grando. Aos 43, contudo, Lautaro Díaz aproveitou bola no travessão e completou para o gol vazio o 1 a 1. Robinho Jr. ainda teve a última chance da partida, mas Wagner Leonardo evitou que o Santos pudesse virar o placar.
Fonte: Correio do Povo