Cunha Porã lança Associação AVIVA para apoiar famílias e crianças com deficiência

Aviva

 Na próxima sexta-feira (04), às 19h00, será realizado, na ASCUP, em Cunha Porã, a assembleia de fundação da AVIVA – Associação Viver Atípico de Cunha Porã, uma iniciativa idealizada por pais, familiares e amigos de pessoas com deficiência. A associação nasce com o propósito de promover inclusão, qualidade de vida e desenvolvimento para crianças e adolescentes com condições neuroatípicas, abrangendo diversas síndromes e realidades.

 A ideia da criação da AVIVA surgiu em 2024 e foi amadurecida ao longo de reuniões, trocas de experiências e encontros com profissionais da área. A associação se apresenta como um espaço de acolhimento, apoio e fortalecimento coletivo, buscando unir famílias que enfrentam os desafios de um diagnóstico especial, muitas vezes de forma solitária e com acesso limitado a serviços de saúde e educação.

 Ao longo das últimas semanas, os idealizadores do projeto estiveram reunidos com representantes do poder público, como vereadores, prefeita e deputados estaduais, para apresentar a proposta e buscar apoio. “A gente percebeu em todos os vereadores uma vontade de debater o assunto, de conhecer, por que só a família que tem uma pessoa com deficiência sabe o que passa” destaca o presidente da entidade, Jackson Walker sobre as conversas com a esfera municipal.

O presidente da AVIVA também esteve em Florianópolis, a convite dos vereadores de Cunha Porã, onde a Associação foi apresentada a alguns deputados, entre eles o Deputado Mauro de Nadal (MDB), Altair Silva (PP) e Sargento Lima (PL). O objetivo foi apresentar a Associação aos parlamentares.

 Durante o evento de lançamento, além da apresentação oficial da AVIVA, profissionais estarão presentes para falar sobre direitos das crianças com deficiência e sobre a importância do diagnóstico precoce. A associação, de caráter filantrópico, destinará todos os recursos arrecadados às famílias atendidas.

 A comunidade, autoridades e empresários estão convidados a participar e conhecer o projeto. “Precisamos falar sobre isso. Precisamos compartilhar conhecimento, unir forças e construir juntos um futuro com mais acolhimento e dignidade para nossas crianças e famílias”, reforça Jackson Walker. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

Fotos: Acervo pessoal