Um incêndio de grandes proporções atingiu um chiqueiro na comunidade de Linha Santa Fé Alta, no interior de Itapiranga, Extremo-Oeste de Santa Catarina, durante a madrugada desta quinta-feira (22). O fogo começou por volta das 3h20 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, com reforço de Iporã do Oeste, para conter as chamas.
De acordo com o proprietário do local, momentos antes do início do incêndio, ele ouviu fortes trovões nas proximidades da propriedade. A principal suspeita é que um raio tenha atingido a estrutura, dando início ao fogo que rapidamente se alastrou, consumindo lonas laterais, parte do forro e as grades plásticas do piso da construção.
No momento do incidente, o chiqueiro abrigava cerca de 2 mil suínos, que estavam prontos para o embarque às 5h da manhã. Muitos dos animais sofreram queimaduras, mas, devido à intensidade do fogo e à destruição causada, ainda não foi possível contabilizar o número exato de mortos e feridos.
Para conter o incêndio e realizar o rescaldo, as equipes de bombeiros utilizaram aproximadamente 4 mil litros de água. Após horas de trabalho intenso, o fogo foi controlado, evitando danos ainda maiores. Apesar do impacto na criação, não há registro de feridos entre os trabalhadores da propriedade.
As autoridades seguem investigando as causas do incêndio e os prejuízos causados pelo incidente. O caso reacende o alerta para os riscos de tempestades e descargas elétricas na região, que podem provocar danos severos em propriedades rurais e outras estruturas vulneráveis.
