
A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) segue em andamento em Cunha Porã, mas preocupa a Secretaria Municipal da Saúde. Até hoje, dia 30 de abril, apenas 977 pessoas haviam sido imunizadas, o que representa menos de 20% da meta de 5.174 doses estipulada para os grupos prioritários.
Fazem parte desse público-alvo os idosos com mais de 60 anos ou mais, profissionais da saúde, professores, crianças menores de seis anos, caminhoneiros e pessoas com comorbidades como diabetes e doenças cardíacas. A Secretária de Saúde, Velsoni Engler, alerta para o baixo comparecimento e lembra que o inverno está se aproximando. “A vacina tem o papel de proteger antes da chegada do frio, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias graves”, destaca.
A secretária também ressalta que a vacina contra a gripe está no calendário vacinal infantil e deve ser aplicada em crianças a partir dos seis meses. Embora esteja disponível o ano todo, a recomendação é que a imunização ocorra antes do inverno, quando sua eficácia é maior.
O dia D da campanha será realizado no sábado, dia dez de maio, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Durante a semana, a sala de vacina atende das 7h às 11h e das 13h às 17h, ao lado do Fórum de Cunha Porã. A partir de 12 de maio, caso ainda haja doses disponíveis, a vacinação será aberta a toda população.
Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão do SUS. Se possível, levar a carteira de vacinação para registro. “Mesmo sem a carteira, a pessoa pode se vacinar normalmente, mas o cartão é indispensável para registro no sistema”, explica a secretária.
Velsoni encerra reforçando o pedido à população: “Não deixem de se vacinar. A gripe pode trazer complicações graves, principalmente em idosos e crianças. A vacina é segura e salva vidas”.