O Governo Federal confirmou que beneficiários do INSS que começaram a receber seus pagamentos a partir de junho de 2025 ainda terão direito ao 13º salário, que será pago em parcela única entre novembro e dezembro. A medida vale porque, neste ano, as duas parcelas do 13º foram antecipadas para o primeiro semestre. Assim, quem passou a receber após essa antecipação não foi contemplado anteriormente.
O pagamento seguirá o calendário habitual, de acordo com o número final do benefício. Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos ocorrem entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro. Já para quem ganha acima do piso nacional, os pagamentos serão realizados entre 1º e 5 de dezembro. Terão direito ao abono quem recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.
O valor do 13º será proporcional ao tempo em que o segurado recebeu o benefício ao longo do ano. Para calcular, divide-se o valor mensal por 12 e multiplica-se pelo número de meses em que houve pagamento. É possível consultar a quantia e a data de recebimento no site ou aplicativo Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Fonte: WH3
